Search
  • Margareth Maciel Silva

Dieta Cetogênica: vantagens e desvantagens

Updated: Nov 10, 2020

O que posso comer na dieta cetogênica? Como iniciar uma dieta cetogênica?


Existem mais de 1000 livros sobre este assunto. Ela existe deste os tempos bíblicos, iniciava-se no jejum. Esta dieta foi usada para tratar de epilepsia. Isso mesmo!!!!

Dr. William Rezende comenta que ela é utilizada como forma de tratamento para epilepsia e em estudos para pacientes com Alzheimer. No entanto, hoje é uma das dietas mais cotadas para perder peso.


Mas o que é a Dieta Cetogênica?


Resume-se a baixa quantidade de carboidrato e grande quantidade de gordura.


O corpo começa usar os lipídios como forma de energia, e quando a gordura é quebrada gera os corpos cetônicos.

Estes corpos cetônicos vem dá quebra da gordura, por isso alimentação rica em gordura.


A quantidade de gordura é 85%, 15% proteína e 5% de carboidratos, assegura Dr. Willian. Mas são gorduras boas, não se deve usar a gordura saturada.

Há também outras proporções, como por exemplo: 70% de gordura, 20% de proteína e 10% de carboidratos


A dieta cetogênica está em alta porque tem dado resultado no processo de emagrecimento, é considerada eficaz na perda de peso e dá saciedade.

A gordura fica mais tempo no estômago e por isso dá a sensação de saciedade, afirma biólogo Geraldo Thedei Jr da Universidade de Uberaba.


Tipos de Dieta cetogênica


O blog Viva bem comenta sobre alguns tipos de dieta cetogência. "Na dieta clássica, o consumo de carboidratos é baixo (entre 4% e 10% das calorias diárias) o de gorduras chega a 90% e não pode ser menor do que 60%, e o restante das calorias vêm das proteínas.

A quantidade de calorias varia individualmente, mas costuma ficar entre 1000 e 1400 ao dia.


Há ainda uma versão que diminui radicalmente o número de calorias, para menos de 800, a VLCKD (very low calories ketogenic diet) onde o número de refeições e o cardápio é mais controlado. Geralmente são seis refeições diárias já prontas, em pó, e só adicionamos algumas verduras e legumes.


Ah, vale dizer que a dieta cetogênica é diferente da low carb, que também ganhou fama por reduzir os carboidratos do menu diário. Na low carb a ingestão de carboidratos pode chegar a 150 g por dia, enquanto na cetogênica o limite varia entre 20 e 50 g".

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-cetogenica


O que comer na dieta cetogênica


Os ovos, as carnes, peixes, manteiga, azeite, óleo de coco, abacate, coco, castanhas, leites, iogurtes, queijos, açaí. As proteínas são importantes para emagrecer e não passar fome.


Saiba mais no artigo Proteína emagrece.


O que comer na dieta cetogênica


O que não comer na dieta cetogênica


Deve banir os alimentos que contenham carboidratos, tais como: doces, pães, macarrão, farinhas, bebidas alcoólicas, amidos, sucos, tubérculos, vegetais como milho, leguminosas como feijão, soja, ervilha e grão de bico.


o que não comer na dieta cetogênica



Quantos quilos pode perder na Dieta Cetogênica?


Ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos como arroz, pães e batata por até 15 dias pode levar você a reduzir até 5kg por semana. Mas depende de pessoa por pessoa.


Como fazer a dieta cetogênica


Vantagens da Dieta Cetogênica


Esta dieta têm o objetivo de cortar drasticamente nosso consumo de carboidratos, bem como o de proteínas magras, que também podem elevar os níveis de insulina. A ideia é aumentar o consumo de gorduras saudáveis e combos de proteína e gordura, o que leva a respostas de insulina muito mais baixas.

Em teoria, isso reduz o armazenamento de gordura e ajuda a queimar as reservas existentes – a gordura é transformada em corpos cetônicos (donde o nome dieta cetogênica), que são usados como fonte de energia. Além disso, gordura e proteínas dão sensação de maior saciedade, e você não precisa contar calorias. Fonte: Sírio Libânes


Desvantagens


Além de justificar uma alimentação pouco balanceada com base no mantra "poucos carboidratos, muita gordura", as dietas cetogênica levam algumas pessoas a atitudes extremas. Elas ficam obcecadas com os níveis de cetose. Como tudo o que tem a ver com o corpo, se você exagerar, ele vai responder à altura – seja driblando seu comportamento extremo ou ficando doente.

Algumas pessoas podem ter dor de cabeça, fraqueza, náuseas, aumento da sede e vômito.

A dieta sem orientações pode causar outros problemas. Risco cardíaco, perda de músculo, falta de nutrientes, hipoglicemia, reganho de peso, dieta pobre em fibras e fígado gordo.



INFOGRÁFICO SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURA EM CORPOS CETÔNICOS


Dieta cetogênica corpos cetônicos

Corpo cetônicos


Você vai chocar com as opiniões de alguns especialistas


A dieta cetogênica é muito cotada para emagrecer mas há restrições.

Por ser uma dieta desequilibrada do ponto de vista nutricional , não é recomendado que faça uso dela por muitos anos. É muito importante o acompanhamento de um especialista.

Pessoas que tomam medicação diurética, doença intestinal aguda, quadro agudo de depressão, segundo Dr. Rafael Higashi não podem fazê-la.


O ideal é consultar um médico antes de iniciar esta dieta.

Segundo nutricionista clínica Danile Leal Barreto Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, o uso da dieta cetogênica sem indicação médica e sem acompanhamento nutricional pode trazer sérios riscos à saúde. Pode levar a desidratação, à hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue), vômitos e diarreia. A longo prazo a dieta cetogênica pode levar a excesso de gordura no sangue, esteatose hepática e até cirrose, cálculo renal, alterações metabólicas, aumento do ácido úrico e falta de cálcio.


Já a Associação Nacional de Lipídios nos EUA, afirma que as dietas com baixo teor de carboidratos (como a cetogênica) apresentam uma leve vantagem em relação a perda de peso. A cientista americana observa ainda que a dieta cetogênica verdadeira não deve ter proteínas, afinal, esse nutriente converte em glicose, o que evita formação de corpos cetônicos.


Dá pra perceber que há muita polêmica em volta da dieta cetogênica.


Mas e ai, porque tanta gente faz a dieta cetogênica? É segura?


A dieta cetogênica é a queridinha de muitos, mas deve ser por pouco tempo pois é muito restritiva. O ideal é fazer acompanhamento com médico e/ou nutricionista, reforçando novamente esta recomendação.


Mas se você quiser conhecer algumas receitas da Dieta Cetogênica clique abaixo.



E-book de receitas sobre dieta cetogênica

Clique aqui



Baixe o E-book

BAIXE AGORA



HOME





Fonte:


Revista Saúde, março 2020

Site:uol.com.br

Site: hospitalsiriolibanes.com










Recent Posts

See All