Search
  • Margareth Maciel Silva

Como acelerar o metabolismo

Updated: Oct 24, 2020

O que fazer para acelerar o metabolismo e perder peso


Há diversos alimentos que aceleram o metabolismo promovendo a queima de gordura.

Os alimentos que turbinam a queima são principalmente os ricos em cafeína, como café e chá verde, ou os temperos como a canela e a pimenta, pois são ricos em substâncias que aceleraram o metabolismo, como catequinas e capsaicinas.

Os mesmos sendo usado de forma correta pode ser grandes aliados para o emagrecimento.

São conhecidos como alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos consomem, relativamente, mais energia do que outros para serem digeridos. Quando tais alimentos entram no corpo, eles usam as reservas de energia - também conhecidas como glicogênio e gordura - para serem digeridos.


Vejamos quais são:


1- Pimenta

A pimenta é excelente alimento termogênico que durante a digestão contribui no processo metabólico. A capsaicina proporciona o aumento da taxa metabólica.

Então temperar bem a comida com pimentas pode ajudar emagrecer.


2-Vinagre de maça

O vinagre de maçã é um santo remédio, se assim podemos dizer, pois atua como antioxidante e anti-inflamatório, isso porque os polifenóis encontrados na cidra fermentada, como o betacaroteno, contribuem para melhorar o metabolismo energético, diminuindo a inflamação do organismo.


O ácido acético, uma substância que dificulta a absorção de carboidratos no intestino, o que diminui as calorias da dieta e a produção de gordura. O liquido também contém quercetina, um poderoso antioxidante que contribui para a preservação das nossas células. O vinagre de maça faz uma faxina no organismo, principalmente combatendo o colesterol.


Ele também é rico em pectina, uma fibra solúvel que absorve água e preenche o estômago, o vinagre de maçã promove a saciedade por mais tempo e contribui para a redução da fome. Mas não para por aí, ele é capaz de inibir a ação de algumas enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, graças ao seu ácido acético. Dessa forma boa parte do amido ingerido passa pelo trato intestinal sem ser absorvido pelo organismo.


3-Gengibre

De origem asiática e muito conhecido na época das festas juninas com o preparo dos quentões. O Gengibre apresenta propriedades como compostos fenóis como gingerol, shogaol e zingerona. Contém também óleos essenciais como a zingiberena, farneceno, cineol e citral usados para problemas gastrointestinais, doenças cardíacas e osteoartrite.

O gengibre aumenta o metabolismo e ajuda na queima de gordura e ajuda reduzir os níveis de colesterol e triglicérides.

Prepare água saborizada com gengibre. Veja a receita aqui




4-Canela

Poucos alimentos são tão bons para o emagrecimento como a canela: ela quase não tem calorias e age em todo o organismo para facilitar a perda de peso.

Além disso, a especiaria é ótima para fazer doces leves.

Além de ter ação termogênica, a canela tem ação anti-inflamatória, antioxidante, melhora a digestão e ajuda a controlar a diabetes e o colesterol alto. Ela também combate as bactérias ruins, atrasa o esvaziamento gástrico, demorando assim ter mais fome e ainda tira a vontade de comer doce. Como a canela tem um sabor adocicado, é possível usá-la para adoçar o leite, café, sucos e vitaminas, além de ser ótima para adicionar às sobremesas (sobre bolos, por exemplo).

Com a ansiedade por doces controlada, fica muito mais fácil perder peso.


4- Guaraná

O guaraná ajuda a aumentar o metabolismo porque contém cafeína, e para emagrecer ele deve ser consumido de preferência juntamente com sucos ou chás que também ajudam na perda de peso, como chá de gengibre e sucos verde. Veja todos os benefícios do pó de guaraná.

A quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de chá de pó de guaraná por dia, evitando os eu consumo durante a noite, para evitar problemas de insônia.


5- Proteínas

As proteínas são macronutrientes que possui efeito termogênico porque consomem energia do nosso corpo ao serem metabolizadas.

É eficiente em termos de nutrientes, dá saciedade e ainda queima calorias.


Saiba mais sobre proteínas no artigo Proteína Emagrece?


Além dos alimentos você pode incluir ....


6-Treino intervalado

O que é isso?

São exercícios realizados com intervalos e com intensidade diferentes.

Os “intervalos” referem-se à variação de intensidade durante o exercício: intercalando picos de esforço (em um ritmo moderado ou forte), com pausas de recuperação (em ritmo leve).


Como isso acontece?


As atividades aeróbicas tradicionais de baixa intensidade e por períodos de tempo maior tem papel na queima de gordura, porém atuam com maior presença apenas nas gorduras presentes no sangue e menos nas gorduras acumuladas no corpo.

Os exercícios de baixa intensidade geralmente não são a melhor estratégia para a diminuição do percentual de gordura corpórea. Tais exercícios devem ser feitos principalmente por iniciantes com baixo nível de condicionamento físico ou em casos de recuperação de lesões já existentes.

Já os exercícios aeróbicos de alta intensidade por curtos períodos de tempo são muito mais eficientes, pois aumentam a resistência física, conduzem à melhora cardiorrespiratória e reduzem a gordura corporal acumulada. Isso faz com que essa modalidade de exercícios seja mais eficiente para emagrecer.

https://belezaesaude.com/treino-intervalado/






HOME




9 views0 comments

Recent Posts

See All