Search
  • Margareth Maciel Silva

A Dieta da Mente para a vida

Updated: Dec 3, 2020

O destino da sua saúde está em suas mãos e começa em sua mente.


A dieta da mente para a vida é o ponto de partida de um jeito saudável de viver que você poderá manter por tempo indeterminado.


Ter uma mente e um corpo saudáveis não depende somente daquilo que comemos e de quanto exercício fazemos. Depende de muito mais.




A Alimentação é um componente central do programa, mas há outros aspectos-chaves para atingir o resultado ideal: o momento certo de comer, dormir e fazer exercícios; reduzir o estresse diário e até a exposição a substâncias químicas, cuidar dos relacionamentos e de você mesmo; tratar dos problemas da vida com naturalidade e leveza; criar uma rotina de objetivos de desenvolvimento pessoal; e encontrar tempo para os tipos de atividade física que turbinam o cérebro e ao mesmo tempo curam o corpo.


Um conselho:

Encare um hábito novo de cada vez. Seja paciente e gentil consigo mesmo. Tenho um amigo que também é médico e adora fazer a seguinte pergunta aos pacientes: "Quem é a pessoa mais importante do mundo?"

Quando eles não respondem um sonoro "EU", ele lhes ensina isso.

Porque a verdade é esta: você é a pessoa mais importante do mundo. Reconheça isso. Esteja à altura disso. Você merece. Opte pela saúde. É o primeiro passo no caminho de um bem-estar magnífico. Descubra agora a Dieta da Mente.


A dieta da mente para a vida lhe propicia uma maneira de assumir o controle sobre a mente, o corpo e o espírito. É uma solução para esses desafiadores problemas de saúde. É um estilo de vida.


Desde já, devo ressaltar que não tratamos apenas de transtornos cerebrais, pois quase todas as doenças não transmissíveis têm muita coisa em comum. Quer estejamos falando de asma de ou Alzheimer, quer de diabetes ou de depressão, você se surpreenderá ao descobrir as conexões entre elas.


Todos dos dias eu encontro gente que tentou de tudo para obter a saúde desejada e merecida. Muitas vezes se tornaram vítimas de práticas médicas duvidosas e não comprovadas ou de nutrição inadequada, sem querer saber disso. Reclamam de sintomas variados, que têm entre si tópicos comuns: falta de energia, dores de cabeça, baixa libido,, depressão, ansiedade, problemas de memória, burnout, dor nas articulações, alergias constantes. A DIETA DA MENTE PARA VIDA é um grito de alerta para todos aqueles que não conseguem alcançar e manter por tempo indeterminado um bom estado de saúde. Todos os caminhos para a saúde ideal e o peso ideal começam por escolhas simples de vida.


A comida é muito mais que o combustível para a sobrevivência do corpo: comida é informação.


O que quero dizer com isso é que, no fim das contas, ela tem o poder de influenciar a forma como seu genoma pessoal - seu DNA- se expressa.

Na Biologia, esse fenômeno é chamado de epigenética, conceito que transformou como pensamos o DNA e como pensamos a alimentação. Num nível mais básico, a comida também ajuda a gerar conexão entre seu estado de espírito e a forma como você se sente.


O que você come tem um impacto direto na sua forma de vivenciar o mundo e atender às necessidades do corpo. O que você faz - no trabalho, nas rotinas diárias e em seu esforço para reduzir o estresse, cuidar de problemas crônicos e lidar com os problemas - também afeta seu corpo e o risco de vir a ter problemas graves de saúde . E otimizar as demandas naturais do corpo, isso é a essência da dieta da mente para a vida.


A Dieta da mente para a vida pode ajudar em todas as seguintes condições:


- alergias e sensibilidade a alimentos

- alterações de humor, inclusive depressão e ansiedade

- artrite e dores nas articulações

- asma

- aterosclerose

-autismo

-azia e refluxo

- cefaleias e enxaquecas

-diabetes e desejo irrefreável por açúcar e carboidratos

- disfunções da tireoide

-dores crônicas

- esclerose múltipla

- fadiga crônica

- fibromialgia

- hipertensão arterial

- infecções crônicas por fungos

- insônia

- mau hálito

- prisão de ventre ou diarreia

- problemas de memória e de concentração

- problemas de pelo, como acne, eczemas e psoríase

- resfriados ou infecções frequentes

- sobrepeso e obesidade

- transtornos intestinais, inclusive doença celíaca

- síndrome do colo irritável e muito mais


Você não precisa estar doente para colher os enormes benefícios deste plano.

Mesmo que você esteja se sentindo relativamente bem e saudável, pode se beneficiar.

Portanto, quer você esteja desesperado para conseguir um corpo melhor e uma mente mais clara, quer você queira apenas saber se está fazendo o máximo possível para viver melhor e por mais tempo, este programa é para você.


PRINCIPAIS METAS DO PROGRAMA DIETA DA MENTE PARA A VIDA


  1. REDUZIR E CONTROLAR PROCESSOS INFLAMATÓRIOS

  2. TRANSFORMAR SEU CORPO NUMA MÁQUINA DE QUEIMAR GORDURA, USANDO GORDURA

  3. EQUILIBRAR OS NÍVEIS DE BACTÉRIAS BENÉFICAS NO SEU INTESTINO

  4. EQUILIBRAR OS HORMÔNIOS, REDUZIR OS PICOS DE INSULINA

  5. AUMENTAR A SENSIBILIDADE À LEPTINA

  6. ASSUMIR O CONTROLE DE SEUS GENES

  7. EQUILIBRAR SUA VIDA

Vamos analisar estas metas uma por uma. Ao longo do caminho, vou lembrá-lo de algumas informações científicas básicas


1- Reduzir e controlar processos inflamatórios


Uma das descobertas que mais mudaram paradigmas na ciência ocidental foi que o ponto central da maior parte das doenças e condições degenerativas, incluindo o excesso de peso e o risco de disfunções cerebrais, são os processos inflamatórios. Inflamação é um processo de cura natural do organismo, em que o sistema imunológico é temporariamente reforçado para lidar com aquilo que ele considera uma agressão ou ferimento. Seja na luta contra um resfriado, seja na recomposição de um músculo rompido, as inflamações estão no cerne do processo de recuperação.


O problema com os processos inflamatórios é que eles podem se tornar crônicos.


A dieta da mente para a vida ativa os caminhos do corpo que ajudam a reduzir e controlar os processos inflamatórios. Você adotará um estilo de vida anti-inflamatório e aplicará estratégias básicas a seus hábitos cotidianos, criadas a fim de reduzir as inflamações. Substâncias naturais como as que você encontrará na dieta ( por exemplo, a cúrcuma) já foram descritas há mais de 2 mil anos pela literatura médica, mas somente na última década começou-se a compreender sua bioquímica intrincada e poderosa. Você vai, ainda, saber mais sobre estudos recentes a respeito de como as atividades físicas e o sono também são peças-chave.


2- Transformar seu corpo numa máquina de queimar gordura, usando gordura.


Uma premissa básica de A DIETA DA MENTE é que a gordura - e não os carboidratos - É O COMBUSTÍVEL favorito do nosso metabolismo, e sempre foi, ao longo de toda a vida humana. Argumentei em favor de gorduras de alta qualidade, e de menos preocupação com os alimentos ditos "ricos em colesterol".


A obesidade e suas repercussões metabólicas quase nada têm a ver com o consumo de gordura alimentar, mas têm tudo a ver com nosso vício em carboidratos. As pessoas continuam a gravitar em torno de rótulos como "gordura zero", "baixo teor de gordura", "multigrãos" e "grão integral", alimentos que contêm ingredientes cujos efeitos secundários atacam o cérebro e o corpo.


Ingerir carboidratos estimula a produção de insulina, o que leva à produção e retenção de gordura e a uma redução da capacidade de queimar gordura. A gordura alimentar não provoca esse efeito. (Incrível né.... gordura boa ... é claro). Além disso, a medida que consumimos carboidratos, desencadeamos a produção de uma enzima chamada LIPOPROTEÍNA LIPASE, que tende a levar a gordura para dentro das células; e a insulina produzida quando consumimos carboidratos piora as coisas, ao ativar enzimas que promovem o acúmulo de gordura.


Mas o que acontece, então, quando você reduz substancialmente sua ingestão de carboidratos e obtém uma quantidade maior de calorias a partir das gorduras????


Você transforma seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

Quando você segue uma dieta pobre em carboidratos, mínima de proteína e rica em gorduras saudáveis e fibras de origem vegetal, você estimula o corpo a usar a gordura como combustível, em vez da glicose.



Estamos falando da DIETA CETOGÊNCIA. Mas especificamente, você força seu corpo a recorrer a substâncias especializadas, chamadas CETONAS, para obter energia.


Na falta de carboidratos , as cetonas são produzidas pelo fígado, usando ácidos graxos da alimentação ou da gordura corporal. Essas cetonas, são em seguida, enviadas à corrente sanguínea e são usadas como combustível.


Uma dieta Cetogênica obtém 80% a 90% das calorias a partir das gorduras e o restante a partir de carboidratos fibrosos ( frutas, verduras) e de proteínas de alta qualidade, isso é a base da dieta da mente para a vida.


O segredo evidentemente, é ingerir o tipo certo de gordura.



Dizia-se antigamente, que nosso cérebro precisava de glicose para sobreviver, e que, para obter esse nutriente, recorríamos aos carboidratos.

No entanto, as descobertas científicas revelam que nosso cérebro necessita de glicose, mas nosso corpo pode fabrica-la, não precisamos consumi-la. É o açúcar que consumimos é que nos faz engordar - e não a gordura alimentar.


Vamos fazer uma pausa e falar um pouco mais sobre o açúcar e seus malefícios.


O AÇÚCAR, O GRANDE VILÃO


Você descobrir que o açúcar não nosso doce amigo.



Talvez você possa “senti-lo” como seu “amigo” quando lhe conforta (devido a liberação de beta-endorfina no cérebro), mas o açúcar é Realmente o seu INIMIGO.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu odeio ser o portador de más notícias, mas se as pessoas tivessem essa consciência eu não precisaria estar tão preocupado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O excesso do consumo de açúcar nas bebidas e alimentos, é uma das PIORES COISAS que você pode fazer PELA SUA SAÚDE. Veja o Infográfico, você vai se surpreender....

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Infográfico de Wesley Shurerk



O consumo de açúcar nos últimos 300 anos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 1700, a pessoa média consumia cerca de 4kg por ano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 1800, a pessoa média consumia cerca de 18kg por ano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 1900, o consumo individual subiu para 40kg por ano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 2012, o consumo chegou a 80kg por ano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 1890, apenas 3 pessoas em 100.000 tinham diabetes. Em 2012, quase 8.000 de cada 100.000 pessoas foram diagnosticadas com Diabetes tipo 2.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O açúcar alimenta o câncer devido ao mecanismo anaeróbico respiratório exibido por todas as células cancerosas, em outras palavras, o açúcar é a "comida" favorita do câncer! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O excesso de açúcar traz prejuízos ao cérebro, a boca, aos rins, a pele, coração, fígado, estômago e pâncreas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu pessoalmente recomendo que você Retire Todos os Açúcares da sua Alimentação e também todos os adoçantes artificiais como Aspartame, Sucralose e Sacarina.

.


Se você quer ser e se manter Saudável, você deve assumir o controle e parar de consumir açúcar, SINTA O GOSTO NATURAL dos alimentos e bebidas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há muitos nomes para o Açúcar que você deve ficar atento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Frutose

Lactose

Glicose

Glucose

Dextrose

Maltodextrina

Açúcar light

Açúcar de confeiteiro

Agave

Xarope de Milho

Dextrose

Aspartame

Sacarose

Açúcar mascavo

Xarope de manteiga

Caramelo

Açúcar de coco

Xarope de milho

Xarope de malte





Fonte: A Dieta da Mente para a Vida . Dr. David Perlmutter

Jornal Conceito Saúde

6 views0 comments

Recent Posts

See All
 

©2020 by Dicas para emagrecer. Proudly created with Wix.com